19 de agosto de 2011

NOSSOS PALESTRANTES


Rosangela Machado
Mestre e Doutoranda em Educação pela Unicamp.
Especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pedagoga.
Atuou como Coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no período de 2001 a 2008. e posteriormente como Coordenadora de Políticas da Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.Autora e co-autora de vários artigos e livros da área de políticas públicas.
Tema da Palestra:
O valor da escola no sistema educacional
Sinopse: 
Conteúdo será disponibilizado em breve. 



Isaac Ferreira


Graduado em Letras, Mestre e Doutor em Linguistica Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, SC. Desenvolve pesquisa na área do Texto e do Ensino com vistas ao acesso às habilidades de leitura e de escrita: Alfabetização e Letramento. 


Tema da Palestra:
O ensino de nove anos


Sinopse:
Conteúdo será disponibilizado em breve. 



Deize de Souza Borges


Graduada em Pedagogia- Educação Especial na UFSC,com especialização em  Psicopedagogia Institucional Clínica e Mestrado em Linguística na França, em Clermont Ferrand, Université Blaise Pascal. Atualmente trabalha na Fundação Casan (FUCAS) como Psicopedagoga, utilizando a mediação restaurativa como uma alternativa para resolução de conflitos. Membro da equipe de coordenação do grupo Nós Podemos Floripa que discute e tem ações voltadas para alcançar os"8 Jeitos de Mudar o Mundo", objetivos do milênio (ODM), criado pela ONU para tornar o mundo mais justo, solidário e melhor para se viver.


Tema da Palestra:
Mediação Restaurativa: outros caminhos
Sinopse:
 A formação em mediação restaurativa pretende trabalhar com conceitos, técnicas e relatos de experiências de mediação de conflitos no cotidiano institucional. A maioria dos conflitos nasce ou se estabelece em decorrência de uma palavra “mal dita” ou “mal interpretada”. Saber gerenciar os conflitos é um dos caminhos da paz social. 









Karina Dias

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na linha de ensino e formação de educadores focalizando a formação docente na área da diversidade étnico-racial, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, currículo, ações afirmativas. Membro efetivo do magistério público da rede municipal de ensino de Florianópolis - SC desde 2005. Integra o Núcleo de Estudos Negros - NEN desde2010. 

Tema da Palestra:
Educação para as relações étnicos-raciais – ERER
Sinopse:
A formação em diversidade e educação para as relações étnico-raciais (ERER) pretende apresentar uma breve panorâmica dos seguintes temas: a política de ação afirmativa em contexto educativo, o papel do movimento negro na promoção de políticas de promoção da igualdade, a ERER e seu papel social, alguns exemplos de experiências pedagógicas em diversidade e apresentação de documentos que normatizam as diretrizes curriculares para a ERER.







Andréia Santos Da Costa Ferrão

Graduada em Pedagogia - Educação Especial e Especialista em Psicopedagogia Clínica-Institucional. Atuou na APAE de Florianópolis e atualmente é professora efetiva de Sala Multimeios da Secretaria Municipal de Educação.  

Tema da palestra:
Serão abordados os seguintes tópicos: 
Aprendizagem: Dificuldade, Deficiência ou Transtorno?
Transtornos de Aprendizagem: TDAH; Dislexia; Disgrafia; Discalculia 
DPAC - Distúrbio do Processamento Auditivo Central e Consciência Fonológica
Sugestões de Atividades - Funções Cognitivas e Estratégias: Jogos, Atividades e  Recursos para a intervenção pedagógica




Sinopse:
A formação contemplará o estudo e aprofundamento dos conceitos abaixo relacionados, bem como o vislumbramento de práticas pedagógicas específicas para cada situação.

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
O transtorno ou distúrbio de aprendizagem é um conjunto de sinais ou sintomas que provocam uma série de perturbações no aprender da criança, interferindo no processo de aquisição e manutenção de informações de uma forma acentuada.
DISLEXIA:É uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-as corretamente.
TDAH:Inquieto, distraído, impulsivo. Estas são as características mais utilizadas por pais e professores, referindo-se aos seus filhos e alunos com TDA/H- Transtorno do Déficit de Atenção acompanhado ou não de Hiperatividade.



Tecnologia do Blogger.

Este blog tem como objetivo divulgar a importância da formação dos educadores na escola, uma ação inovadora que possibilita conhecimento, discussão e comprometimento sobre o processo educacional.Somos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, SC e atuamos em Unidades Educativas do norte da Ilha.